Artigos

VIOLENCIA QUASE IMPERCEPTÍVEL: BULLYING

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Bullying é um fenômeno mundial de violência que requer atenção especial de todos os envolvidos na educação.As escolas estão servindo de palco para o cenário das diferentes situações de violência

São situações muito sérias, graves, e estão longe de ser uma simples brincadeira de criança ou de adolescente.Trazem danos emocionais e físicos grave.Causam pavor a quem é vítima. As consequências podem ser irreversíveis, como o suicídio.

O bullying manifesta-se silenciosamente. O silêncio é sua característica principal.O agressor constrange e obriga a vítima a manter-se calada.A vítima sente-se acuada e cala-se para não piorar a situação.Existe dois tipos de bullying: direto e indireto. O primeiro se dá entre meninos, através de violência física e verbal.Nas meninas é tudo muito sutil como se ninguém fosse descobrir.A colocação de apelidos, a exclusão, a desigualdade de poder, são exemplos de bullying.A não tolerância as diferenças faz com que o agressor as use a fim a aterrorizar.A vítima é incapaz de defender-se, pois sente-se merecedora de maus-tratos.Atinge a auto estima da vítima. Geralmente, o bullying ocorre gratuitamente e, não dão paz a vítima.Os agressores possuem tantos problemas quantos as vítimas.Usam o suposto poder para camuflar suas próprias dificuldades.

Hoje, as escolas têm duplo papel: além de servirem como local em que os alunos adquirem conhecimentos e valores, configura-se também como local para proliferação do bullying. A escola deve estar ligada as ocorrências de bullying , para intervir a tempo.

A violência vem sendo um dos fatores que mais tem interferido nos relacionamentos, causando desconforto em seus envolvidos e apresentando até como impeditivo no processo ensino aprendizagem. Diante disso, precisamos, seguir refletindo e discutindo a respeito desses acontecimentos tão preocupantes e vigentes no nosso dia a dia.