Artigos

UM PSICÓLOGO EM MEIO A PANDEMIA.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

10/03/2020 (terça-feira) Trago notícias!
Fiquei sabendo que do outro lado do mundo está iniciando uma pandemia; por aqui tudo tranquilo, ao menos por enquanto.
Hoje me foi passado um caso para atendimento online, pra ser sincero contigo, confesso que me apavorei. Jamais pensei que eu aceitaria atender desta forma. E o setting? e o subjetivo? E aqueles pequenos detalhes do paciente chegando, balançando a perna e entrelaçando os dedos? Me deseje sorte!
Tive que atender e interrompi a carta, mas continuando…
Lembra daquele paciente online? Acabei de atender. Foi muito diferente, a internet travou um pouco, tenho que ver onde o sinal fica melhor, e pra piorar o vizinho resolveu iniciar a reforma.

17/04/2020 (sexta-feira)
Me desculpe por ainda não conseguir te enviar a carta. Por aqui os correios fizeram greve. Acho que está na hora de te atualizar. Lembra da pandemia do outro lado do mundo? Ela chegou por aqui. Ninguém sai de casa tem 2 semanas. Os atendimentos agora são todos online. Não consigo acreditar que tudo mudou, está tudo muito diferente. Pela janela vejo as ruas completamente vazias. O ponto positivo é que já me sinto mais à vontade nos atendimentos online, mas confesso que tenho sentido muito medo dessa pandemia. Acho que já lavei as mãos umas 50x e medi a febre umas 5x, só hoje.
ps: aqui seguem os barulhos da reforma e o carro da fruta começou a passar bem
na hora que estou atendendo.
Os mercados dizem que são perigosos por causa desse vírus. Esses dias tive que ir e tu acredita que vi até uma senhora usando aquelas máscaras cirúrgicas?!.

30/04/2020 (quinta-feira)
Oi! Sou eu de novo. Seguimos em greve então lá vai atualização.
Bom…estou usando máscara, tu acredita?. Quase coloquei a máscara pra atender online, sorte que me dei conta antes de iniciar a sessão. Tenho notado uma procura maior por psicoterapia. Noto que tudo parece mais à flor da pele, os pacientes bem mais ansiosos. Lembra daqueles pacientes pequeninhos? Os pais optaram por interromper,
acham que eles não vão conseguir focar tanto por ser algo virtual. Sigo com medo, pessoas conhecidas estão se contaminando e soube que o amigo de um primo acabou morrendo. Sinto falta de ir no consultório, porém o medo de sair é grande; vejo muitas pessoas perdendo o emprego, pois vários lugares seguem fechados. Sorte a nossa que podemos atender em home office.
ps: achei que a obra tinha acabado, sonho meu. Pelo menos o sinal da internet está perfeito.

15/05/2020 (sexta-feira)
Oi! Tenho que me retratar! São muitas atualizações nesta carta. Desta vez os correios voltaram, mas não tive tempo de enviar a carta. A procura por atendimento está grande. Acredito que todos nós achávamos que isso fosse durar pouco tempo, mas parece que não vai ser assim.
Tenho notado famílias devastadas por uma convivência que antes não era tão intensa e que por muitas vezes mal acontecia. O simples fato de ficar em casa está complicado. Vários pais me buscaram para tentarmos realizar o atendimento dos pequenos online. Está dando certo! Já a pandemia está crítica. Acho que está na hora de voltar ao consultório; alguns casos estão complicados de atender online. Sinto medo, mas consegui entender que me cuidando e arejando o consultório, usando máscara e distanciamento, pode dar certo! Acho que na próxima semana retorno com alguns pacientes.
ps: vou esperar para então te enviar a carta

29/05/2020 (sexta-feira)
Sobrevivi! Confesso que foi complicado atender de máscara, mas achei que seria pior; é estranho não poder ver o rosto de um paciente novo, vi ele sem máscara só por foto. Estou espaçando os horários para poder limpar tudo entre os atendimentos.
Tenho pensado que tudo parece estar se ajeitando. Lembro que eu me questionava sobre como seria sem aqueles detalhes dos atendimentos presenciais, mas parece que isso apenas mudou, mas não desapareceu. Agora posso entrar no ambiente do paciente, se agora não posso ver seus pés batendo no chão inquietos, agora posso ver se o quarto está desorganizado, se ele está dentro do carro, pois está sem tempo ou se não tem privacidade alguma.
ps: estamos nos adaptando

18/01/2021 (quarta-feira)
Sou eu de novo! Me desculpa por estar desaparecido. Acabei perdendo as cartas em meio a minha mudança. Hoje, sem falta, te envio esta carta; com os correios e os meus atrasos isso virou quase um compêndio.
Por aqui está tudo mais estável. Ultimamente tenho pensado bastante numa coisa. Sempre achei a nossa profissão muito importante, mas agora noto que ela está tomando as mesmas proporções para muitas pessoas que muitas vezes não acreditavam na importância da psicologia. É um novo momento e acho que é um momento que veio para ficar.
ps: Trago agora duas grandes notícias! A primeira é que até que enfim a obra do vizinho acabou; mas a notícia mais importante é que SIM! Temos uma VACINA!!!!! A demora e a esperar foi gigante, mas logo vamos poder nos vacinar. Estou ansioso e espero que em breve a gente possa se reencontrar.