TRANSTORNO DE STRESS PÓS TRAUMÁTICO – TEPT

Trata-se de um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento traumático, assustador. Causa sofrimento intenso e prejuízos a vários aspectos da vida, como trabalho e relacionamentos, podendo durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

O paciente pode passar a apresentar distúrbios de sono, falta de concentração e irritabilidade, bem como aparecer reações de fuga e crises de pânico. Isso ocorre, muitas vezes, porque a pessoa pode apresentar lembranças persistentes, revivendo involuntariamente a situação traumática através de memórias angustiantes e repetitivas, pesadelos ou sensação de que o evento está acontecendo novamente ocorrendo.

O principal fator para diagnosticas o transtorno de estresse pós-traumático é o antecedente de um evento traumático que tenha posto a vida em risco, e deve ser avaliado por um psicólogo ou psiquiatra, que podem solicitar outras avaliações para descartar doenças orgânicas, abuso de álcool e de substâncias psicoativas e outros transtornos psicológicos, como depressão ou síndrome do pânico, que podem ter sintomas similares ao do estresse pós-traumático.

O tratamento sempre deve ser orientado e avaliado por um psicólogo ou psiquiatra, pois precisa ser adaptado a cada pessoa. Na maior parte dos casos, o tratamento é iniciado com sessões de psicoterapia, e o psiquiatra também pode recomendar o uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas do transtorno do sono e ataques de pânico e os sintomas de ansiedade.