Artigos

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDÊMIA.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Depois que iniciou a pandemia a grande verdade é que poucos de nós estamos bem. Os motivos são os mais diversos, desde a família toda por um longo período dentro do mesmo ambiente e tentando conciliar as diferenças tarefas, a culpa dos pais por estarem próximos aos filhos sem poder dar a atenção que gostariam e, muitas vezes, sendo impedidos de desenvolver seu trabalho com a excelência anterior.

Os relacionamentos sociais, tão importantes e com os quais tanto aprendemos e também nos divertimos, ficaram suspensos. Os familiares, geralmente próximos e presentes, tiveram que passar longos períodos isolados uns dos outros. E se seguirmos, a lista só tende a crescer se levarmos em consideração as perdas econômicas, os lutos que tivemos que enfrentar e o constante temor se não seríamos os próximos. Mas a grande verdade é que a maioria da geração atual nunca viveu uma pandemia, o que torna tudo ainda mais assustador, mas não poderia ser diferente. E é bem por isso que viemos falar com vocês sobre a importância da saúde mental e, consequentemente, de um acompanhamento psicológico e, por vezes, inclusive psiquiátrico.

Mas percebemos parecer ainda, nos dias atuais, haver certo preconceito quanto a este assunto, pois a tendência das pessoas é não investir em saúde mental, infelizmente, desconsiderando os enormes benefícios que ela, estando em equilíbrio, trás para a vida do sujeito como um todo. Inclusive inúmeras doenças que são tratadas como se fossem de origem clínica são, em realidade, o corpo expressando que algo não está bem com o psiquismo, que transborda para o corpo em busca de uma forma de expressão.

A psicoterapia é um excelente caminho para dar conta de todas estas demandas, recolocar em ordem o mundo interno que foi abalado com essa realidade que estamos vivendo e nos habilitar e reforçar para lidar com as adversidades sem que nós fragilizemos a ponto de passarmos a não ter motivação para as tarefas que nos são exigidas em diversas áreas da vida.