Artigos

PANDEMIA E SOMATIZAÇÃO.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Com a pandemia estamos vivendo um momento atípico de muito medo, privações, lutos e incertezas. Cada vez mais percebemos na clinica relato dos pacientes em relação a covid 19, ansiedades e angustias geradas pelo vírus. Uma situação que chama a atenção e frequente descrição dos sintomas sem a pessoa estar contaminada.

Na psicologia chamamos este processo de somatização. Mas afinal o que é somatização?

Dependendo do estado psíquico o organismo pode gerar reações físicas como dores de cabeça, tosse, febre ou outras doenças, isto é somatização. Nossa mente não consegue conter tanta pressão e passa a fazer sintomas físicos como (cefaleia, dor no corpo, problemas respiratórios, dermatites, gastrite, ulceras etc). É a manifestação de sintomas físicos de um problema psicológico.

Estes sintomas são reais e podem confundir, mas no caso de somatização o quadro clínico é causado por um estado de ansiedade e preocupação.

Muitos pacientes chegam relatando sintomas da covid, mas na verdade são aspectos psicológicos ligados a ansiedade que fazem desenvolver estes sintomas. A pandemia também trouxe o aumento da hipocondria que é o medo excessivo de adoecer que muitas vezes pode impactar a vida do indivíduo.

Lembramos da importância do cuidado da saúde mental em tempos de pandemia, mente e corpo estão interligados e devemos olhar com muito cuidado para os dois. A psicoterapia e muito importante neste momento para aliviar estas angustias, ansiedades e trazer qualidade para sua saúde mental.