Artigos

ENTENDENDO AS EMOÇÕES.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

As emoções são estados internos característicos de todo ser humano, nascem com a criança. No início, como tudo, é algo novo. Por que o bebê às vezes chora desconsolado? Por que ri? Por que rejeita determinados alimentos? As emoções começam a trabalhar. A criança terá que aprender utilizá-las, a reconhecê-las, reconhecer suas próprias emoções e a dos outros, ajudará no seu correto desenvolvimento mental.Não é fácil. De fato, muitos adultos ainda se sentem incapazes de dominar seus impulsos. Alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. São nomes das 5 grandes emoções que manejam nossas vidas. A alegria, é claro, é a emoção que deve governar sobre as restantes. Mas, a alegria não pode chegar sem deixar que antes a tristeza faça o seu trabalho, porque uma valida a outra. Um pouco de cada emoção…

MEDO – Se a criança não tiver medo de nada, ela colocaria sua vida em risco constantemente. A criança tem medo de cair, medo de tropeçar, mas também tem medo de não ser capaz de conseguir o que se propõe. O medo faz com que a criança tenha desafios e lute para superá-los.

NOJO – O nojo ajuda a escolher, a aprender a dizer não. Ajuda a criança a formar sua personalidade: quero isso porque este outro eu não gosto?

RAIVA – A menos preparada das emoções. Quando se deixa levar, não existe raciocínio. Explode.

TRISTEZA – Sem a tristeza não poderia existir a alegria. São complementares. Como iríamos saber a maravilha do riso se nunca tivermos chorado? A tristeza, com frequência nos faz refletir e aprofundar nos nossos sentimentos.

ALEGRIA – A alegria é o motor que move a vida. A alegria é formada por grandes momentos de alegria e pequenos instantes de ira, medo, tristeza e repulsa. Porque a alegria também necessita do resto para continuar o seu caminho.