Artigos

COMO SE MANIFESTA A DEPRESSÃO?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

As manifestações depressivas são muito variadas. Em sua forma típica observa-se um sentimento de auto depreciação, autoacusação, inferioridade, incompetência, culpa, rejeição, fragilidade e tantos outros adjetivos negativos. Ocorre uma lentificação dos processos físicos e psíquicos. O indivíduo torna-se apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldades para suportar as tarefas do cotidiano. Apresenta perda na capacidade de tomar iniciativas. Vai ocorrendo uma progressiva perda na capacidade de sentir prazer, o universo de interesse pelas coisas e pessoas diminui. Ocorre um desencanto!

Podemos encontrar outras formas de manifestações depressivas que nem sempre são vistas como tal! Alguns deprimidos podem apresentar sintomas somáticos, acompanhados ou não de tristeza, angústia, medo, etc….. Para algumas pessoas pode ser mais fácil comunicar sua dor através de queixa física. Também podemos encontrar um quadro depressivo atrás de um humor irritável, revoltado, irrequieto, crises de raiva e explosividade , sentimentos exagerados de frustração ; estes bastante presentes nas crianças e adolescentes. As pessoas deprimidas também podem mostrar-se facilmente distraídas e queixarem-se de enfraquecimento da memória, queda no rendimento intelectual e no trabalho. Nos quadros depressivos graves existe a ideação suicida.

A depressão atinge crianças, adolescentes e adultos, pode estar associada à outros transtornos e aparecer de forma leve, moderada ou grave; conforme a intensidade dos sintomas, duração destes e o grau de prejuízo para a vida do paciente. O tratamento indicado é a psicoterapia sendo associada na maioria das vezes ao uso de medicação.