AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DE CIRURGIAS.

A avaliação psicológica é um “processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.” E este processo é utilizado em diferentes contextos com objetivos específicos.

No contexto das cirurgias, realizamos avaliações em Bariátrica, Vasectomia, Laqueadura, entre outras. Com o objetivo de verificar se o (a) pretendente a cirurgia está apto (a) ou preparado (a) psicologicamente para o procedimento cirúrgico.  Certificar-se de que terá a rede de apoio necessária para todas as etapas do processo. Além de investigar sua capacidade de reorganizar-se à novos hábitos, pensamentos e adversidades do pós-cirúrgico.

A seguir teremos uma breve descrição da doença, números, procedimentos, pré-requisitos e da avaliação em cada caso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define obesidade como condição crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura que traz repercussões à saúde. Pode desencadear outras doenças (hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras) e pode ter diversas causas (genética, maus hábitos alimentares, disfunções endócrinas, questões psicológicas, entre outras). Após várias tentativas de perda de peso com outras formas de tratamento sem sucessos, os pacientes buscam pela opção cirúrgica.

Em 8 anos (2011-2018) o Brasil registrou um aumento de 84,73% nos números de cirurgias bariátricas realizadas (Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica – SBCMB).  Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia Bariátrica é indicada nos seguintes casos:

1. indivíduos que apresentem IMC≥50 Kg/m2;
  2. indivíduos que apresentem IMC≥40 Kg/m², com ou sem comorbidades, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado, na Atenção Básica e/ou na Atenção Ambulatorial Especializada, por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos;
  3. indivíduos com IMC>35 kg/m2 e com comorbidades, tais como pessoas com alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, sem sucesso no tratamento clínico longitudinal realizado por no mínimo dois anos e que tenham seguido protocolos clínicos.

Além do que já foi estabelecido anteriormente que a avaliação tem como objetivo, no caso da cirurgia bariátrica, o (a) psicólogo (a) realiza uma investigação sobre o início da obesidade, padrões familiares, maneiras de lidar com a doença, quantas e quais tentativas buscou para emagrecer, prejuízos causados pela obesidade em sua vida, casos de obesidade na família, autoestima, autoimagem corporal e expectativas quanto ao procedimento cirúrgico.

Já as cirurgias de vasectomia e laqueadura são formas de esterilização, métodos contraceptivos e definitivos. A primeira masculina e a segunda feminina. Na vasectomia é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma masculino. Já na laqueadura, as tubas uterinas, ou trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, e com isso, descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides é impedida. Os pré-requisitos para as cirurgias de Vasectomia e Laqueadura são idade superior a 25 anos, no mínimo dois filhos vivos.

A Vasectomia é uma cirurgia mais simples, mas os números de procedimentos realizados são muito inferiores quando comparados os da Laqueadura. A primeira apresentava apenas 3,4% de casos enquanto a segunda 21%.

Durante o processo de avaliação no caso das cirurgias de vasectomia e laqueadura o (a) psicólogo (a) deve explorar aspectos como: o desejo de não ter mais filhos e a possiblidade de arrependimento; a compreensão da irreversibilidade do procedimento e que este não o (a) protege de  Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); refletir sobre a possibilidade de outro método e o porquê da escolha pela cirurgia;  identificar motivações para a realização do procedimento, pressões, funcionamento familiar e também conjugal.

Podemos ver que com os números citados e a importância dos procedimentos para a saúde e para o contexto familiar a necessidade da realização da avaliação psicológica nesses procedimentos cirúrgicos. Seus objetivos são imprescindíveis para bons processos e resultados. Busque um (a) psicólogo (a) para realizar sua avaliação na Clínica Equilíbrio Teresópolis!