Artigos

A NECESSIDADE DE AGRADAR O OUTRO.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

O desejo de agradar ao outro é algo natural no ser humano, afinal, aproxima e reforça vínculos. Nascemos sendo educados a agradar os familiares mais velhos, não questionar as orientações dos pais e isso era muito valorizado por todos, o que nós fazia sentir seguros, protegidos, mas talvez, também, com certa dose de contrariedade, uma vez que podia não se sentir um indivíduo percebido em suas individualidades.
Torna-se esta questão um problema quando agradar ao outra passa a ser prioridade até mesmo sobre suas vontades e necessidades, muitas vezes baseadas em fantasias de ser mais querido (a), não correr risco de ser abandonado (o) e/ou rejeitado (a).
O custo emocional de querer agradar os outros e, depender disso pra se sentir bem, é muito alto. Pois existe uma grande diferença entre querer ser reconhecido e valorizado em condições normais ou depender desta aprovação para seguir sua de uma forma menos ansiogênica.
Não é fácil desagradar os outros e é preciso certa dose de segurança e coragem para isso e a psicoterapia pode ser fundamental para lhe auxiliar neste processo de mudança que vai lhe trazer mais liberdade e ganhos para sua saúde mental.