Artigos

A ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA DAS DECISÕES MAIS IMPORTANTES NA VIDA DE UM INDIVÍDUO.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

O mais comum é que essa escolha seja feita, justamente, na fase da vida mais conturbada, que é a adolescência. Esse período do desenvolvimento é uma fase na qual, o ganho de autonomia, permite que “tentativas” – de diversas ordens –  sejam feitas, num processo em que o sujeito está, justamente, se conhecendo, estabelecendo sua identidade. Nessa fase, portanto, os jovens trocam de interesse recorrentemente, à medida que tais tentativas são feitas  (processo natural para  reconhecimento/construção de sua própria identidade); os gostos e os critérios para qualquer escolha se transformam também de forma rápida e recorrente. Como então, justo nessa fase da vida, os jovens, que se ensaiam para entrar na vida adulta, lidam com o peso da responsabilidade da escolha da profissão? Como fazer uma escolha que definirá a sua trajetória nos anos seguintes? Muitos adolescentes chegam perto de concluir do Ensino Médio e se encontram em uma crise para definir a escolha profissional. Muitos também não atingiram a maturidade para essa escolha.

O processo em que o sujeito se questiona sobre o caminho profissional a seguir, leva em consideração, normalmente, questões referentes ao retorno financeiro, o papel no qual irá desempenhar na sociedade e também de definição da identidade pessoal. A busca por um psicólogo, pode auxiliar e facilitar a busca de um caminho profissional com o qual o indivíduo possa se identificar, através da Orientação Profissional.  Trata-se de um tipo de Avaliação Psicológica que pode ser muito positiva para essas pessoas em dúvida diante das opções profissionais. O psicólogo que atua nessa área, trabalha especialmente com adolescentes, mas também oferece sua ajuda a pessoas que já passaram dessa fase da vida e que ainda não formularam sua opção profissional ou que, já a tendo realizado, perceberam que aquele não era o caminho e tornaram-se pessoas insatisfeitas

A orientação Profissional pode auxiliar aos adolescentes a fazerem escolhas mais esclarecidas, a perceberem as influências que sofrem e que estão relacionadas ao ambiente em que se desenvolveu, como o familiar, escolar, convívio com amigos, entre outros. Portanto, proporciona ao indivíduo um momento de reflexão, principalmente quanto ao que diz respeito aquilo que está por trás da sua escolha. Um dos objetivos da orientação profissional visa identificar uma compreensão mais profunda dos conflitos relacionados ao processo dessa escolha e oferecer alternativas que possam abrandar os efeitos negativos desses conflitos. Em determinados casos, acaba sendo indicado que esses adolescentes, iniciem psicoterapia – o que pode auxiliar muito nessa fase da vida.