Artigos

ESTAMOS TODOD NO MESMO MAR.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Todo momento crítico demanda de nós adaptações, nem sempre fáceis. Esses dias ouvi, acerca do momento de pandemia em que vivemos e de suas consequências (sobretudo negativas), que “estamos todos no mesmo mar, mas em barcos diferentes”, reeditando o popular consolo “estamos todos no mesmo barco”.
Dizem os conhecedores náuticos que em tempos de tormenta é melhor navegar a favor do vento e das ondas. Porém, em mar muito agitado, deve-se fazer o contrário, ir contra as ondas, em ângulos específicos.
Reflito sobre o isolamento social ao qual estamos submetidos também como uma parada estratégica para podermos avançar em outra direção. Está posto o convite para olharmos pro interior do “barco”, a fim de conhecermos nossa estrutura e os equipamentos que temos disponíveis.
No cenário em que vivemos é tempo de olharmos pra dentro de casa, pra dentro dos armários, pra dentro de nós. É tempo que falta pra todos os desejos e expectativas que tínhamos planejados. É tempo que sobra pra mexer e organizar as gavetas, repensando o que é essencial e essência.
É tempo de poder nos (re)conectarmos com nós mesmos, mas também com aqueles e com aquilo que nos é vital. É tempo de desapegarmos das vestes que já não nos servem mais, de passarmos adiante, de nos doarmos mais pro outro. É tempo de nos descobrirmos em nós mesmos, de sentirmos o impacto de estar em nossa própria companhia, de nos (re)inventarmos, de entrarmos em contato com nossas habilidades (muitas vezes deixadas de lado no dia-a-dia) e de podermos tolerar nossos limites. É tempo de pedir ajuda também, de nos reconhecermos em nossas fragilidades, ansiedades e medos.
Quando o mar está muito agitado, a orientação dada aos navegadores é que só fiquem fora da cabine as pessoas indispensáveis ao seu comando e, assim mesmo, equipadas com coletes salva-vidas e outros itens de segurança. Não existe perigo maior do que cair no mar durante uma tempestade!
Para o momento em que vivemos também é necessário cautela e controle. É preciso que estejamos conscientes da realidade que nos é imposta e dos mais variados riscos que corremos, mas sem deixar com que isso nos impeça de seguir adiante.
No mau tempo, mesmo se o barco estiver ancorado, o motor ligado poderá ser útil para compensar a intensidade do vento e das ondas na âncora. O mesmo vale para os dias atuais, quanto mais estivermos “ligados” a nossos pensamentos e sentimentos nesse contexto, mais teremos recursos disponíveis para lidar com esta condição um tanto quanto nebulosa.