Sem categoria

E a Psicologia em tempos de Copa do Mundo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Por Carolina Mejolaro, Psicóloga – CRP 07/15377

Em época de Copa do Mundo, onde respiramos futebol e ficamos “paralisados” por alguns dias, podemos pensar alguns aspectos psicológicos associados à Copa. É um momento aonde uma grande variedade de sentimentos vem à tona. Sentimentos que ficam contidos como paixão, raiva, alegrias são liberados de maneira socialmente aceita, é uma catarse coletiva onde as pessoas se permitem expressar suas emoções.

Outro aspecto interessante é que o futebol desencadeia nos indivíduos um sentimento de grupo, identidade, união. As pessoas se permitem compartilhar alegrias, torcer juntas, vibrar a cada gol, vincular-se com desconhecidos por um mesmo objetivo.

O povo brasileiro veio de um trauma do fatídico, 7×1 uma das maiores derrotas da historia do futebol. Este trauma mostra a dificuldade do brasileiro de perder, lidar com a frustração e uma realidade tão cruel. Nestes momentos entra outro mecanismo psicológico, a negação. É mais fácil negar este trauma e pensar que ainda somos o país do futebol, como por muito tempo fomos reconhecidos.

A realidade mudou e o país do futebol continua exemplar nos ranking da desigualdade social, de violência interpessoal e da corrupção.  Seguimos dissociados perdidos sem saber qual o melhor caminho a seguir.

Espero que o sentimento que aflora com a copa do mundo, de união, amor a camisa, olhar com empatia para o outro, mostre que ainda temos esperança e podemos, juntos, fazer a virada para um Brasil melhor.