Sem categoria

Aborrescente ou adolescente?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Por Letícia Schmitz, Psicóloga – CRP 07/18830

A adolescência é um dos períodos mais difíceis pelo qual passamos. Muitos podem até não concordar, pois, nesta fase, o sujeito ainda não tem muitas responsabilidades nas costas e, com isso, passa a ideia de que este período seja tranquilo. No entanto, por ser a fase de mudanças, no corpo e na mente, não ser nem criança e nem adulto, o adolescente se sente perdido no mundo, não sabendo qual é o seu espaço, o que quer para si e o que os outros – família e sociedade – esperam dele.

Tudo está em transformação e processo de construção. Tudo é intenso nesta fase e, em um mesmo dia, ele pode apresentar um misto de emoções e sentimentos. Com frequência, o adolescente se olha no espelho e, muitas vezes, não se reconhece. Mesmo que faça isso todos os dias. Tem explosões de humor. Acorda animado, disposto e ao longo do dia “se transforma”. A vida vira um inferno e todos que estão a sua volta não entendem isso.

Isso acontece porque nesta fase são vivenciadas a maior parte das experiências; acontecem as transformações corporais, as transgressões, as dúvidas que vem acompanhadas da chamada rebeldia, e, por este motivo, a adolescência é descrita, no senso comum, como aborrescência. Tudo isso porque o adolescente está na época de trazer à tona seus questionamentos frente a vida, para depois poder se constituir como adulto. E, por mais difícil que isso possa parecer, é bom e fundamental que todo este processo aconteça!

É comum vermos adultos diminuindo, não dando importância ou até menosprezando essa intensidade do adolescente. Claro que em muitos momentos esses dramas internos são potencializados, mais floridos na hora de serem expressados ao mundo. Agora, os adultos a volta deste jovem fingirem que não está acontecendo nada, por não saberem lidar, também não é a solução.

Para entender um pouco mais, é importante que o adulto volte ao seu passado e se reconecte com a sua adolescência! Provavelmente, irá perceber que passou por muitas das dificuldades que enxerga nos jovens de hoje. Então, uma dica para enfrentar junto com o adolescente esta fase, é pensar como você desejou ser tratado, ser ouvido, ser entendido quando passou pela adolescência. O que este jovem está pedindo é que alguém coloque limites, imponha regras, mas que também o entenda quando der uma “escorregada” por conta desse turbilhão que se passa dentro dele. Afinal, ainda não ter o seu espaço conquistado no mundo, não é fácil de sentir, não é mesmo?!