Sem categoria

CULPA x RESPONSABILIDADE : como anda a sua relação consigo mesmo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Por Larissa Mendonça Lütkemeyer CRP 07/16189

O que vem à nossa mente quando pensamos em CULPA? Partindo de uma rápida busca no Dicionário Online de Português, entre outras definições, culpa é a “responsabilidade por uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa” ou o “sentimento doloroso de quem se arrependeu de suas ações”.

Podemos definir a culpa como a reprovação consciente ou inconsciente que a pessoa faz de um ato ou comportamento dela própria no passado. Associada a uma atitude que gera reprovação, a culpa desencadeia um novo sentimento de frustração pela percepção da contradição entre como fizemos e como deveríamos ter feito. Essa censura, desperta inconscientemente a necessidade de autopunição, no intuito de aliviar o sofrimento.

Freud, o “pai da psicanálise”, conceitua o sentimento de culpa como o resultado de uma tensão entre o ego e o superego, que se manifesta como uma necessidade de castigo. Para ele, “mau” é tudo aquilo que nos faz sentir ameaçados com a perda do amor. E, se perdemos o amor de outra pessoa da qual dependemos, deixamos de estar protegidos dos perigos e ainda ficamos expostos à manifestação da sua superioridade na forma de punição. No seu entendimento, inicialmente, a culpa viria do medo da perda do amor e a evitação do mau estaria vinculada ao medo de ser descoberto pela autoridade externa. Mais tarde, quando essa autoridade é internalizada, dando origem à instância psíquica que chamamos de superego, não existe mais diferença entre fazer o mau e desejar o mau, pois não se consegue esconder do superego os desejos proibidos. Assim, o superego assume sua característica sádica, atormentando o ego com o mesmo sentimento de ansiedade. Com a instauração do superego, somente a renúncia à satisfação do desejo já não é suficientemente libertador, então o sentimento de culpa se instala.

Assim, posteriormente, surge o medo do superego, esse agente crítico, tornando a punição uma manifestação instintiva por parte do ego que se tornou masoquista sob a influência de um superego sádico. Nesse caso, a agressividade que seria destinada para fora, é voltada para dentro de si mesmo. Apareceria então o sentimento de não ser bom o suficiente e, portanto, merecedor de castigo. Esse sentimento inconsciente de culpa e punição provoca, através da compulsão repetitiva, situações adversas, que darão motivos para queixas.

As clássicas cenas de filmes em que alguém sofre uma decepção e devora um pote de sorvete com o objetivo de compensar a sua frustração, pode servir como um exemplo desse mecanismo. Atitudes de procrastinação ou somatizações, como um mal-estar, uma dor de cabeça ou de estômago, também podem estar a serviço do superego punitivo. Se acompanhada de sentimentos de remorso, vergonha e medo de repetir o mesmo comportamento, a culpa pode originar uma sensação de que se está aprisionado, como se não houvesse saída. Nesse caso, a pessoa pode seguir vivendo como se a situação geradora da culpa fosse eterna, segundo a ideia inconsciente de que todo culpado merece punição, portanto, nunca podendo desculpar-se e infligindo-se o castigo da auto recriminação. Quando esses sentimentos persistem por muito tempo e mobilizam uma sensação constante de desprazer com a vida, surge a depressão.

Já a psicanalista Melanie Klein postula que, no desenvolvimento primitivo, a mãe é percebida de forma parcial, ou seja, ideal ou perigosa, boa ou má, conforme a resposta que manifesta em relação às necessidades do bebê. A satisfação das necessidades básicas gera um sentimento de segurança, que aumenta a gratificação em si e se transforma em parte importante da satisfação de receber amor. Pouco mais tarde, quando o bebê adquire condições para introjetar a mãe como pessoal total, ou seja, perceber que a mãe que gratifica é a mesma que também frustra, surge um conflito entre amor e ódio (pulsões agressivas) direcionados para o mesmo objeto (mãe). Esse conflito seria o gerador do sentimento de culpa e da necessidade de reparação. Assim, dá-se a tentativa de controlar os impulsos agressivos e os objetos, com o intuito de prevenir a frustração, impedir a agressão e o consequente perigo para os objetos amados. Em resumo, para Klein a culpa viria da fantasia agressiva e voraz de destruição da mãe frustradora e ativaria o impulso de curar esses danos imaginários e repará-la.

Esse impulso de reparação, quando atenuada a pressão do superego, geralmente, consegue afastar os sentimentos de desespero suscitados pelo sentimento de culpa, fazendo com que prevaleça a esperança. Nesse caso, o amor e o desejo de reparação da criança são inconscientemente estendidos a novos objetos de amor, portanto, a reparação consolida a possibilidade infantil de aceitar amor e incorporar a bondade proveniente do meio externo, exercendo, assim, uma influência positiva sobre o desenvolvimento humano. A reparação então, seria uma forma de elaborar a culpa e reconstruir a relação com os objetos atacados em fantasia e introjetados, de forma que a reparação dos objetos também seria uma reparação de si mesmo.

Essa perspectiva põe em evidência a existência de uma saída para o ciclo ação – reprovação – punição. Através dessas atitudes reparadoras, podemos encontrar novamente a satisfação consigo mesmo e a esperança “de dias melhores”.

De acordo com as definições de Freud e Klein acima, podemos entender que os processos inconscientes influenciam nossas ações e a forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Em última análise, poderíamos dizer que a culpa surge da fantasia de controle sobre a vida, da busca pela perfeição. Quando algo foge do esperado, se manifesta a crença de que se fez algo que causou o acontecimento ruim. Essa sensação ilusória de poder é, na verdade, uma tentativa de superar a nossa real condição de fragilidade.

Entretanto, quando passamos a compreender que não temos o poder de controlar os outros ou as situações ao nosso redor e que somos responsáveis apenas pelas nossas atitudes, podemos assumir a RESPONSABILIDADE pelo que acontece conosco. Sermos responsáveis por nós mesmos, significa abrir mão da posição de vítima das pessoas e situações e implica num empenho constante na busca de conhecer o que motiva as nossas atitudes e escolhas, para que então possamos decidir de forma mais consciente e, consequentemente, façamos escolhas mais satisfatórias. Dessa forma, podemos abrir mão do sentimento de culpa ou atribuir a ele uma função produtiva – quando serve para nos conhecermos mais e avaliarmos nossas atitudes, aceitando que não se pode desfazer algo que já ocorreu, acolhendo os sentimentos envolvidos e decidindo como proceder dali em diante.

Nem sempre, infelizmente, conseguimos realizar esse processo de tomada de consciência e abdicação desse ciclo de culpa sozinhos. Esse é então o momento de pedir ajuda aos profissionais habilitados para auxiliar nessa jornada. A psicoterapia psicanalítica, como uma ferramenta de autoconhecimento, visa possibilitar o entendimento das motivações inconscientes que embasam nossas atitudes, daquilo que não percebemos conscientemente, mas que, por nossa escolha, e muitas vezes de forma repetitiva, nos faz sofrer. Desse modo, potencializamos nossa capacidade de decisão, aprendemos a enfrentar melhor os sentimentos de frustração e, consequentemente, aumentamos nossa sensação de satisfação e bem-estar, melhorando consideravelmente a nossa qualidade de vida.