Artigos

O IMPACTO DA MATERNIDADE NO CASAMENTO.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

A chegada de um filho muda a vida de um pessoa e o relacionamento de um casal. Um bebê muda a rotina, modifica as prioridades e os valores de uma família.

O primeiro momento da vida de uma criança solicita a entrega da mãe à maternidade. A simbiose que se constrói entre a mãe e o bebê é fundamental neste primeiro momento, onde o filho se alimenta não só do peito mas principalmente do olhar materno. É uma fase incrível mas ao mesmo tempo exaustiva. O pai ainda não tem a mesma entrada na vida deste bebê, mas certamente com o tempo e com tolerância vai encontrando o seu espaço e a sua importância nesta relação.

É preciso uma relação fortalecida e estável para poder suportar as ansiedades inerentes a este primeiro momento, mas também a todas as mudanças que vão ocorrendo gradativamente. Mesmo um casamento que apresenta uma relação saudável está sujeito a passar por dificuldades ou por momentos mais caóticos.

Um filho traz muitas alegrias, nos apresenta a vida por um outro olhar. É a vida com outro sentido. Um filho vem para trazer admiração pelo parceiro, vem para unir e fortalecer um casamento que já tem união e que, então, terá a possibilidade de vivenciar a maternidade como prioridade. É a relação redescobrindo seu sentido também.

Entretanto nem sempre a chegada de um bebê proporciona união. Muitas vezes o desejo de engravidar vem acompanhado por necessidades de outra ordem: preencher vazios, aproximar relações que já vem em crise, entre outros. Talvez para aqueles que ainda não vivenciaram a experiência da maternidade exista a ilusão de que a gravidez possa trazer um elo para a vida inteira. Em parte é correto pensar que traz uma ligação, mas nem sempre esta possibilidade de proximidade se desenrola da forma como se idealiza.

Uma relação que já vem frágil, tende a se fragilizar mais ainda com a jornada exaustiva da maternidade. É preciso disponibilidade para ser pai e mãe, disponibilidade essa que nem todos estão preparados para ter. É preciso ter solidez nesta relação, pois a chegada de um bebê causa um grande impacto no relacionamento de um casal e muitas vezes pode levar a separação. Nem todos conseguem conviver com as transformações inerentes a este momento.