Artigos

Transtorno de Terror Noturno.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

As patologias do sono cada vez mais acometem as crianças.  Hoje vamos falar sobre terror noturno. Trata-se de uma conduta alucinatória noturna, caracterizada por episódios de pânico no decorrer da noite.  A criança urra em sua cama, ficando com o rosto assustado, não reconhecendo as pessoas a sua volta, como se estivesse em perigo. Normalmente vem acompanhado de sintomas físicos como: taquicardia, palidez e suores.

A crise dura no máximo alguns minutos e logo a criança volta a dormir. Este quadro de terror noturno é mais comum em crianças entre dois e cinco anos, mas pode começar antes mesmo de um ano.  Ainda desconhecemos as causas desta patologia, normalmente acomete crianças ansiosas ou com algum quadro de depressão. Pais que tenham apresentado a mesma patologia ou sonambulismo podem explicar o quadro da criança.

Segundo o DSM IV 307.46 os critérios diagnósticos são:

  • Episódios recorrentes de despertar abrupto, geralmente ocorrendo na primeira terca parte do episodio de sono, iniciando com grito de pânico;
  • Medo intenso e sinais de excitação autonômica, tais como taquicardia, taquipneia e sudorese durante cada episodio;
  • Relativa ausência de respostas a esforços de outros para confrontar o individuo durante o episodio;
  • Não há recordação detalhada de algum sonho e existe amnésia para o episodio;
  • Os episódios causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional;
  • O distúrbio não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substancia (drogas, medicamentos ou condição medica em geral)

Quanto à freqüência depende muito cada criança, algumas apresentam semanalmente e outras num espaço de uma semana a dez dias.  Os pais devem ter alguns cuidados com o sono dos filhos como: regularidade no sono, cuidados com a alimentação, uso de medicamentos, contato físico e emocional com a criança neste momento. O ambiente deve ser calmo, com pouco som e luz e a criança deve dormir no mesmo horário. Outro aspecto importante para um sono tranqüilo é não ter a noite contato com eletrônicos.

Sabemos que o sono é fundamental para um desenvolvimento saudável, a criança deve dormir no mínimo oito horas para ter uma rotina saudável e energia para as atividades. Durante a crise não e aconselhável acordar a criança, os pais devem acolher, tranqüilizar e ficarem atentos.

Os responsáveis devem estar atentos a freqüência e intensidade do terror noturno. Caso este quadro se estenda devem buscar ajuda de um profissional para avaliar a criança, pois podem ter outros aspectos emocionais importantes encobrindo este quadro.

    .