Artigos

ALIANÇA TERAPÊUTICA E EMPATIA.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

Quando falamos em aliança terapêutica, falamos na relação que ocorre entre terapeuta e paciente. Quando essa relação se dá de forma afinada, existe uma boa possibilidade do tratamento ter bons resultados. Quando esse vínculo é bom, observamos o paciente mais engajado no processo e demonstrando maior confiabilidade no trabalho do terapeuta. Além disso, as pesquisas demonstram que alianças terapêuticas positivas estão relacionadas aos resultados positivos no tratamento e à minimização de possíveis resistências.

Para que se estabeleça uma sólida e confiante relação terapêutica, entre outros fatores, é necessário que se desenvolva um sentimento de empatia por parte do terapeuta. A capacidade de compreender os problemas do paciente, seu modo de funcionar, sua capacidade de trabalha e entender seus próprios conflitos. O terapeuta pode demonstrar sua capacidade empática através de seu tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal, fazendo com que assim o paciente se sinta entendido e valorizado.

Penso ser importante diferenciarmos o conceito de empatia de simpatia. O primeiro é a habilidade de se colocar no lugar do outro, enxergar como se fosse a outra pessoa. Já a simpatia é que nós sentimos em relação ao outro. É mais um sentimento de piedade e respeito que sentimos pelos sentimentos dos outros.

Para o desenvolvimento de uma boa e sólida aliança terapêutica é essencial que o terapeuta tenha essa capacidade empática desenvolvida.  Que seja capaz de colocar-se no lugar do paciente e que consiga pensar como “se fosse ele”. Nesses momentos outro conceito importante surge que é  o da neutralidade, que refere-se a capacidade do terapeuta não colocar suas experiências e vivências como forma do paciente resolver seus conflitos. Ou seja, o que o terapeuta acha ou pensa para sua própria vida não deve servir de referência para o paciente seguir na sua.

Sendo assim,dentre outros aspectos, é com o desenrolar desses três conceitos aqui expostos que poderemos esperar um bom resultado do processo terapêutico, com experiências de sucesso entre paciente e terapeuta.