Artigos

AS REDES SOCIAIS E A EXPRESSÃO DA AGRESSIVIDADE.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

As redes sociais vem crescendo exponencialmente nos último tempos e, com isso, se tornando um fenômeno por vezes difícil de ser acompanhado e compreendido. Através das facilidades em se manter conectado o tempo todo, criou-se uma espécie de imediatismo que abrange diversas direções. Um imediatismo em responder, em opinar, em mostrar suas ideias frente à assuntos de interesse, em mostrar afetos, em concordar e em discordar.

O comportamento do sujeito nas redes sociais reflete seus mais individuais e intensos sentimentos, sendo a agressividade bastante observada nos dias atuais. Mas de onde vem tamanha agressividade frente à situações, na maioria das vezes, não diretamente ligadas a quem agride? Como pode tantos julgamentos e opiniões muitas vezes sem maior aprofundamento do assunto em questão?

Estes e outros questionamentos saltam aos olhos quando pensamos no tema. Sabemos que a agressividade é inerente ao ser humano, sendo, além de uma expressão individual, uma impulsão para que o sujeito não se acomode e consiga ir atrás de seus desejos enfrentando as dificuldades encontradas pelo caminho. Porém, o que percebemos nas redes sociais não se trata disto e sim de ataques movidos à “pré-conceitos” e opiniões carregadas de sentimentos negativos com o intuito de ferir o outro.

Cada vez mais cresce o número de casos de crimes cibernéticos levados à justiça ligados a crimes de racismo, homofobia, bullying, dentre outros. Parece que cada vez mais as pessoas vem se dando conta de que não é preciso tolerar e aguentar em silêncio tais agressões e que estas, em determinados casos, podem ser enquadradas como crimes, tendo espaço para serem julgadas como tais.

De um modo geral estamos inseridos dentro de regras sociais e limites que nos permitem conviver em sociedade respeitando uns aos outros. Porém quando se trata de internet e redes sociais, parece que o mesmo nem sempre se aplica e que algumas pessoas valem-se disso para extravasar sentimentos que parecem não estar bem em si mesmas e acabam atacando, agredindo e humilhando. Tal fato pode ser pensado pelo viés de que diferentemente de um contato real, “ao vivo”, o virtual proporciona certa distância e um sentimento de impunidade, como se não estar próximo anulasse as consequências de seus atos.

Desta forma é importante que cada vez mais se possa pensar e discutir tais situações, visto que, as redes sociais ocupam um grande e importante espaço tanto de interação social, quanto profissional nos dias atuais. Tem que se encontrar formas de manter os limites e regras, fazendo com que o respeito pelo outro ultrapasse a barreira do real/virtual, onde a empatia e saber se colocar no lugar do outro tenham a cada dia mais valor.